Quando vamos prestar algum concurso, precisamos conhecer bem o modelo de prova, para não sermos pegos de surpresa no dia da realização, é preciso entender o perfil, ler o edital, a bibliografia, saber os temas que mais são cobrados e se preparar do melhor jeito!
E para a prova do TEP não é diferente, mas antes de saber o que cai na prova, é importante saber como ela funciona. Por isso, segue as informações que você precisa saber.
O que é a prova do TEP?
O Título de Especialista em Pediatria, o famoso TEP, é um documento emitido pela Associação Médica Brasileira junto com a Sociedade Brasileira de Pediatria.
O exame só pode ser realizado por médico com Residência Médica em pediatria ou com especialização com duração e programa igual, reconhecida pela CNRM-MEC. Ou que seja comprovado experiência de, no mínimo, seis anos ininterruptos em atividade profissional exclusiva na pediatria.
Por que fazer o Título de Especialista em Pediatria?
A prova de Título de Especialista na área de Medicina é realizada pelas sociedades médicas e é um dos caminhos para que o médico consiga atuar como especialista.
O Título de Especialista, independente da sua especialidade, valoriza o trabalho do profissional, aumentando a sua credibilidade perante os demais médicos e frente à sociedade como um todo, no caso da Pediatria, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Como é a prova do TEP?
O Exame Nacional para Obtenção do Título de Especialista em Pediatria compreende a aplicação de DUAS provas no dia e tempo de realização especificados no edital. As provas são exclusivamente online, com tempo de duração de quatro horas para realização.
- Prova teórico-prática
- Prova teórica.
Prova teórico-prática
- Baseada em casos clínicos simulados.
- Constituída de 5 (cinco) questões discursivas
- Totalizando 100 (cem) pontos e com peso 6.
- Tempo para realização de cada questão: 12 minutos, independentemente do número de quesitos da questão.
- Finalizada a prova teórico-prática, a prova teórica será iniciada automaticamente.
- Será eliminado do exame o candidato que obtiver o número de acertos menor que 50%.
- O candidato terá número de linhas e quantidade de caracteres pré-determinados pelo sistema para a resposta. Não haverá possibilidade de aumentar o espaço destinado à resposta.
Prova teórica
- Prova objetiva
- Composta por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha com quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta
- Valor de 2 (dois) pontos cada questão
- Sendo a pontuação máxima de 100 (cem) pontos e com peso 4.
- Será eliminado do exame o candidato que obtiver o número de acertos menor que 50%.
- A prova compreenderá os conteúdos de Pediatria, baseados na bibliografia disponível no anexo 2 do Edital.
Como nossas videoaulas fazem diferença em sua preparação
Acreditamos em um método de ensino que consiga equilibrar a dose certa de teoria e prática – e nossas videoaulas entregam este valor aos nossos alunos.
- Formato com foco em fixar o conteúdo: Teoria sem prática não faz sentido, sobretudo quando se busca a aprovação nas provas de título. Por isso nossas aulas, necessariamente, são desenvolvidas com várias questões práticas mescladas à explicação da teoria.
- Roteiro das aulas construído para evidenciar características dos principais exames: A convergência entre conteúdo teórico e questões presentes em nossas videoaulas são, sobretudo, uma oportunidade para nossos professores estabelecerem exemplos de como os examinadores exploram o conteúdo nas principais provas do país. Assim, possibilitamos, oportunidades de direcionamento de estudos com foco em sucesso nas provas!
- Otimização do Conteúdo e respeito ao seu tempo de estudo: Assim como na construção das apostilas, não faz sentido gastar tempo além do necessário, Portanto, oferecemos o equilibrio certo entre conteúdo e tempo de estudos.